DATASUS terça feira, 09 de novembro de 2021
Olá, Pessoal! Apresento-lhes o meu primeiro blogger, onde irei enfatizar sobre a importância do DATASUS para o nosso Sistema Único de Saúde (SUS).
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
O que é o DATASUS?
O DATASUS é o departamento de informática do Sistema Único de Saúde. Ou seja, um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde tendo o propósito de ajudar a fortalecer o SUS.
O que o DATASUS disponibiliza?
O DATASUS disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde, tais como estatísticas vitais (mortalidade e nascidos vivos), informações epidemiológicas e morbidade, indicadores de saúde
Qual a importância do DATASUS para a Saúde pública?
No Brasil, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) desempenha um papel de importância vital na condução do processo de informação na saúde, sendo responsável por: ... Apoiar estados, municípios e o Distrito Federal na informatização das atividades do SUS (DATASUS, 2011).
Qual o objetivo do sistema DATASUS?
O objetivo do DATASUS é coletar, processar e disseminar informações sobre saúde no país. Além de ajudar no suporte em informática e sistemas necessário para o planejamento, operação e controle aos órgãos do SUS.
Nossos agradecimentos. Acadêmica Artemiza Araujo
Comentários
Postar um comentário